A Terraplenagem é processo de preparação e nivelamento do solo para que ali seja realizado algum projeto de construção civil. Essa alteração do solo busca alterar as condições para que o terreno fique adequado às necessidades do projeto e não prejudique a execução das demais etapas, bem como a estrutura da construção depois de pronta.
Com relação aos termos, ambos (Terraplanagem e Terraplenagem) estão corretos, embora o mais utilizado por profissionais da área seja o termo Terraplenagem. Ainda assim, os dois são utilizados para designar o mesmo tipo de serviço, não havendo nenhuma diferença técnica por conta do nome.
A terraplenagem é uma das principais etapas do início de uma obra e é preciso que seja executada com muita responsabilidade, visto que o trabalho mal feito pode trazer sérios problemas para todo o desenvolvimento da obra, comprometendo o resultado final.
Os detalhes e importância da Terraplenagem
É comum que terrenos apresentem características topográficas que impossibilitam a realização de uma construção, que podem ser corrigidas pelo trabalho da terraplenagem.
Em tais situações, a realização da terraplenagem atua como uma técnica de nivelamento do terreno, o tornando um local propício para receber uma construção.
Neste processo de realização da terraplenagem é necessária a análise do local, averiguando as possibilidades de acordo com o projeto. Depois disso, o trabalho consiste na retirada de vegetação, movimentação de terra, desmonte de rochas, etc.
Todo este processo é fundamental para que o terreno esteja nas condições necessárias para a execução de um projeto. O primeiro passo para a construção de qualquer edificação é a preparação do ambiente e é sobre isso que a terraplanagem se trata.
Como é feita a Terraplenagem
O primeiro passo na execução da terraplenagem é a análise do local e dos detalhes do projeto. É preciso que os profissionais responsáveis tenham noção das condições do terreno e das funções que ele vai exercer na obra em questão, identificando também quais são os elementos que estão impossibilitando a execução do trabalho, como desníveis, vegetação, rochas, entre outros.
A partir daí, algumas técnicas diferentes podem ser utilizadas para deixar o terreno propício para a realização da obra, como por exemplo:
- Escavação (retirada de terra)
- Aterramento (colocação de terra)
- Drenagem (retirada de água)
- Demolição (derrubada de edificação existente)
- Limpeza do terreno
- Compactação do solo
Essas e outras técnicas podem ser utilizadas para deixar terreno do jeito que o projeto precisa que ele esteja.
A terraplenagem na Tecter
A Tecter é uma empresa que conta com uma vasta experiência para a realização de serviços de terraplanagem. Para tal atividade, contamos com profissionais devidamente qualificados para a execução de um trabalho com eficiência e qualidade.
Além disso, a Tecter possui os materiais e equipamentos de alta tecnologia para a realização dos serviços de terraplenagem.
Entre em contato para saber mais sobre nosso serviço de terraplanagem e faça um orçamento com um de nossos consultores.